El Políglota é um centro cultural para o ensino, a valorização e a divulgação das línguas e das culturas do Paraguai.
Paraguai como um país bilingue, é também um lugar de fusão das culturas guaraní, que está presente como elemento básico, e espanhola ou europeia em geral, desde os tempos da colonia. Surge a partir daí uma cultura única e rica, que denominamos cultura paraguaia.
O programa cultural do El Políglota está baseado nos elementos cognitivos, nas crenças, nos valores, nos símbolos, nas normas de condutas, nos costumes e tradições do povo paraguaio; no seu legado espiritual, intelectual, emocional e material, que se manifesta no cotidianos dos paraguaios, representado nas línguas, artes, culinaria, esporte, política e religião.
O calendário cultural está composto de festas, celebrações e comemorações nos sentidos histórico, religioso, folclórico e social, entre elas:
Os passeios culturais se realizam conforme o programa do calendário cultural paraguaio. Organizamos visitas a museus, monumentos, igrejas, lugares históricos, cinemas, teatros, cafés e restaurantes tradicionais e locais de artesanato.
Dentro do programa cultural, a literatura ocupa um espaço fundamental para conhecer a história do Paraguai, América Latina e Espanha. No El Políglota estudamos:
O Ñanduti é um tipo de renda que se confecciona sobre bastidores em círculos radiais, entrelaçando motivos geométricos ou zoomorfos, em fio branco ou em cores vivas. Em guaraní, o nome do bordado significa teia de aranha. Uma das versões sobre a sua origem menciona que este bordado foi trazido ao Paraguay por mulheres espanholas de Tenerife, em épocas da Colonia Espanhola. É o bordado mais representativo do artesanato paraguaio.
Ao po´iO bordado Ao po’i, palavra em guaraní que significa "tecido fino" ou "roupa delicada", sugiu no século XIX em Yataity, distrito localizado no estado de Guairá na Região Oriental do Paraguai. É um tecido feito com 100% de algodão, leve e fresco. Seu uso é indicado para o vestuário de verão, quando a temperatura sobrepassa os 40°C.
Encaje JuEl Encaje Ju é originário da Espanha, em guaraní significa "tecido de agulhas". Consiste em um bordado com fios finos, sobre um suporte. Existem diferentes tipos de bordados, cada um com motivos diferentes: flores, estrelas e formas geométricas.
A harpa paraguaia se originou da fusão da harpa europeia com a cultura do Paraguai. Este instrumento foi adotado pelos guaranís que modificaram a sua maneira construindo-o com madeira americana, reduzindo seu tamanho e número de cordas, e finalmente criando seu próprio repertório.
A cozinha paraguaia é conhecida pela sua simplicidade e sabor. Os elementos básicos como o milho e a mandioca sáo originários da América e estáo presentes em quase todos os pratos tradicionais.
As comidas mais populares são:*As aulas relacionadas ao calendario cultural paraguaio e a literatura panhispânica, assim como os passeios culturais, estão incluidas nos nossos cursos regulares de espanhol.
**As oficinas de artesanado paraguaio e as aulas de harpa e culinária sáo oferecidas de forma independene às aulas de língua. Para mais detalhes, contatar com a secretaria do nosso centro.